10/06/2021 - Consciência Sistêmica
Por: Carla Queiroz
As pessoas querem amar e ser amadas, mas não sabem como fazer isso de forma adequada.
Fico impressionada com o grande número de pessoas que me procuram em busca de encontrar a pessoa certa, se relacionar de forma saudável e ser feliz.
A primeira coisa a se fazer é olhar para dentro de você e não para fora. Encontrar no seu Self, a disponibilidade interna de se entregar de Corpo e Alma a um relacionamento. Se entregar de corpo e alma não é fazer tudo que o outro quer e sim se relacionar com uma postura Adulta. Estar aberto para receber o que vem do outro, mas colocar limites naquilo que te invade.
Parece tão simples, e é simples. Acontece que você traz de sua família de origem um referencial. Se você viu sua mãe cedendo aos desejos do seu pai ou vice versa, se você não podia dizer não quando criança, acaba criando um padrão de funcionamento doentio ou pouco saudável.
Para ser amado você precisa aceitar tudo que vem do outro? Isso é atitude de Criança Adaptada Submissa.
Para não sentir a dor de não ser amado, você se revolta com tudo? Isso é atitude de Criança Adaptada Rebelde.
Aprenda que o Adulto precisa cuidar de sua Criança Interior, amá-la e acolher suas demandas. Mas quem se relaciona com o outro, quem tem filhos, quem é profissional, precisa ser o seu Adulto e olhar para o Adulto do outro.
Parece meio complexo isso de Adulto e Criança Interna? Eu também achava isso, mas depois de implantar na minha própria vida esse conceito, todos meus relacionamentos começaram a dar certo.
Agora sim posso falar sobre o significado do Dia dos Namorados. Vou falar com seu lado Adulto, pois relacionamento, namorar e sexo é coisa de gente grande!
Você acredita que esse dia tão especial é só para dar e receber presente? Para o comércio certamente é. Mas vou fazer uma super sugestão para você.
Aproveite esse dia para sugerir um jantar bem especial onde você e seu parceiro poderão renovar o contrato de relacionamento. Como fazer isso de forma leve, gostosa e produtiva? Então vamos lá que eu vou te ensinar.
Primeiro você não deve começar fazendo críticas. O objetivo definitivamente não é criticar o outro. Comece perguntando ao seu parceiro, o que ele acha que você poderia fazer para melhora o relacionamento. Ouça bem aberta, afinal essa é uma estratégia para abrir caminho para dizer o que você acha, então não entre na dor se sentindo criticada, apenas ouça e sorria!
Depois disso pergunte se você pode fazer também suas considerações, afinal devemos pedir licença quando entramos na intimidade do outro.
Aí sim você dever ter estratégia para colocar sua proposta de deixar finalizar um Ciclo da Relação e começar um novo ciclo. Para isso refazer o contrato da relação é um ótimo caminho.
Relacionamento é como entrar numa partida. Os dois precisam estar jogando o mesmo jogo, saber as regras do jogo, e ser técnico além de juiz do jogo. Se autorizem a apitar e parar o jogo, assim que uma das partes perceber que o outro cometeu uma “falta”. Chame seu parceiro de volta para participar da jogada e ganhar o jogo!
Muitas vezes vocês começam a relação jogando no mesmo time, com o objetivo de ganhar a partida, porém as vezes uma das partes se distrai e começa a sabotar a relação e jogar contra.
Não tenha dúvidas, apita e chame para seu parceiro(a) para aquela conversa rápida mas determinante: “Amor, o que está acontecendo? Volta para nosso time e vamos ganhar essa partida!”
Minha dica é essa, sorria, olhe com Amor para todas as situações que se impõe na relação e lembre-se que cada um tem sua própria realidade. Naquele momento um de vocês pode estar passando por um momento difícil ou estar identificado com um trauma infantil, atuando hoje sentimentos do passado.
Conclusão, relação precisa ser entre dois Adultos e cada um cuidando da sua própria criança. Sua felicidade precisa estar na palma da sua mão. O bem estar da sua Criança é responsabilidade sua. Ninguém vai te amar mais do que você se ama, ninguém vai te respeitar mais do que você se respeita e ninguém vai te valorizar mais do que você se valoriza.
Pratique a oração da Gestalt – “Eu sou EU, você é VOCÊ. Eu não vim para corresponder as suas expectativas, nem você as minhas.”
Finalmente AME, se entregue e tenha muito PRAZER!
Carla Queiroz